Joelho não fica reto com a bicicleta
Meu joelho não esta alinhado na bike
O alinhamento do joelho é algo anatômico, podendo ser valgo (joelho voltado para dentro) ou varo (joelho voltado para fora), sendo que esse alinhamento do joelho vai se formando com o decorrer do crescimento do ser humano e depende do estilo de vida, fortalecimento muscular, tipo de pisada, se apresenta uma perna mais curta que a outra, se já teve cirurgia, entre outras alterações. Então, se o seu joelho é valgo ou varo não é um problema, mas sim um “dado” que é da própria pessoa.
Porém esse dado é importante na realização do bike fit, pois muitos atletas apresentam dor no joelho devido a um posicionamento errado do taco da sapatilha (peça que une o “tênis de ciclismo com o pedal”). Por exemplo caso possua um joelho em valgo (voltado para dentro) ele tende a passar em próximo ao quadro e se for varo tende o joelho passar afastado do quadro. Caso o atleta ou o fitter ajuste o pé do atleta para fora (longe do quadro) porém o joelho (valgo) passa próximo ao quadro o ciclista pode apresentar dor no joelho (normalmente na região interna) e se for o contrário, o pé passa próximo ao quadro e o joelho (varo) afastado do quadro pode gerar uma dor na região lateral do joelho. Sua correção é relativamente simples, só alinhar o pé com o joelho do atleta. Pois segue o princípio do Bike Fit, que é o ajuste da bicicleta ao corpo do ciclista. Muitas vezes o “fitter” prescreve palmilha para tentar corrigir essa forma de pedalar ou informa o atleta a fazer as correções e se não tiver uma avaliação detalhada sobre a postura do atleta, força muscular, alongamento e outros dados pode gerar gastos desnecessários e até mesmo uma lesão no atleta.
Então, caso seu joelho passe próximo ao quadro ou mais afastado, tranquilize-se e ajuste a sapatilha em relação ao seu joelho (ou seja o joelho está para fora, ajuste a sapatilha para fora e se o joelho passa próximo ao quadro, sapatilha ajustada mais próxima ao quadro).
Caso esteja sentindo dores no joelho, é recomendado realizar o Bike Fit para avaliar se o problema realmente está na bicicleta ou se é uma fraqueza da musculatura que está gerando esses sintomas. Devido a isso uma avaliação detalhada é importante. Estamos a disposição para auxiliar.
Fisioterapeuta Gabriel Gaspar Ribeiro