Compressa quente ou fria, qual usar?
Calor ou frio, quando usar?
Sempre que os pacientes tem uma dor, seja ela por causa de uma pisada em falso, uma paulistinha no jogo de bola, um tombo de Bike ou travou a coluna depois de pegar a sacola do supermercado no chão.
99% dos casos os pacientes vem com essa pergunta, faço compressa de gelo ou calor?
Espero que com essa postagem possa auxiliar a tirar essa dúvida.
Quando temos uma lesão devido a um trauma ou seja, pisamos em falso, uma batida, cirurgia colocamos gelo para diminuir a inflamação e assim amenizar os sintomas que ela causa. Porém, se a dor começou sem um trauma, ou seja, não tem uma origem certa, tem dia que dói outro não, passando a mão sobre a região percebe a musculatura mais rígida (isso é chamado de espasmo) normalmente é a falta de oxigênio (as artérias e veias levam pelo corpo inteiro o oxigênio/nutrientes e retira do corpo o que não é útil) pode estar causando a dor. Colocando a compressa quente consegue aumentar o fluxo de sangue melhorando os sintomas.
Lembrando que existe alguns casos que a “regra” não funciona, então sempre consultar seu fisioterapeuta e/ou médico para ajudar a prescrever .
Caso as dores não melhore é necessário entrar com um tratamento adequado com mobilizações, alongamento, fortalecimento, manipulações, liberação miofascial entre outras técnicas que tem que ser avaliado para identificar o que é melhor para cada caso.
Estamos a disposição para auxiliar caso necessite .
Fisioterapeuta Gabriel Gaspar Ribeiro