
Compressa quente ou fria, qual usar?
Calor ou frio, quando usar?
Gelo ou calor: qual usar para aliviar a dor?
É comum que pacientes cheguem ao consultório com essa dúvida clássica: “Devo usar compressa de gelo ou calor para aliviar minha dor?” Seja após uma torção ao pisar em falso, uma “paulistinha” durante o futebol, um tombo de bicicleta ou aquela dor que travou a coluna ao levantar uma sacola do chão, essa questão aparece em 99% dos casos. Vamos esclarecer!
Quando usar gelo?
Se a dor for causada por um trauma, como uma torção, batida, ou após uma cirurgia, o gelo é a melhor escolha. Ele ajuda a reduzir a inflamação, diminuindo o inchaço e os sintomas associados. Isso ocorre porque o gelo age como um anti-inflamatório natural, aliviando o desconforto na região afetada.
Quando usar calor?
Já quando a dor surge sem um trauma aparente, ou seja, sem uma causa específica, como aquelas dores que aparecem em um dia e desaparecem em outro, é mais provável que ela esteja relacionada à tensão muscular ou espasmos. Muitas vezes, essa rigidez ocorre devido à redução do fluxo sanguíneo na região, o que compromete a oxigenação dos tecidos. Nesse caso, o calor pode ser um grande aliado, pois ele estimula o aumento do fluxo sanguíneo, relaxando a musculatura e aliviando os sintomas.
Nem sempre é tão simples
É importante lembrar que existem exceções a essas “regras”. Por isso, sempre consulte um fisioterapeuta ou médico para uma avaliação personalizada. Cada caso é único e exige um olhar profissional para identificar o melhor tratamento.
Se a dor persistir, pode ser necessário iniciar um tratamento adequado, que pode incluir técnicas como mobilizações, alongamentos, fortalecimento, manipulações, liberação miofascial, entre outras. Tudo deve ser avaliado para encontrar a abordagem ideal para cada paciente.
Estamos à disposição para ajudar você a entender sua dor e encontrar o tratamento mais adequado!
Fisioterapeuta Gabriel Gaspar Ribeiro