Devo me movimentar, mesmo com dor?
Estou com dor, devo me movimentar?
Realizar exercícios que movimentam o corpo chegando até o final do movimento faz bem para as articulações nutrindo e mantendo a mobilidade das articulações e dessa forma demonstra ao cérebro que seu corpo pode e deve realizar todos os movimentos possíveis no seu dia a dia e não só movimentos que estamos acostumados a fazer. Então, caso ocorra alguma lesão como um entorse do tornozelo, um estiramento da musculatura ou no pior dos casos uma cirurgia seu corpo está mais preparado e móvel para se recuperar mais rápido do que os pacientes que não realizam nenhum trabalho de alongamento e movimentação.
Para os pacientes que estão passando por uma fase de dor nas costas, dor nos joelhos, ombro, entre outras regiões é essencial realizar trabalho de se movimentar no limite da dor (caminhada, dança, natação, bicicleta, corrida, entre outras actividades) e principalmente que traga prazer para manter a atividade durante processo de recuperação e após a melhora.
Para saber qual melhor exercício ou alongamento para o seu caso, entre em contato com seu fisioterapeuta ou educador físico para receber a indicação correta para a sua necessidade.
Fisioterapeuta Gabriel Gaspar Ribeiro