Dor no nervo ciático

Clínica Gaspar / Bike Fit  / Dor no nervo ciático

Dor no nervo ciático

Meu ciático dói, o que pode ser?

A Organização Mundial da Saúde comenta que em alguma fase da vida 90% da população vai ter dor em algum momento na coluna, dentre elas a dor na coluna lombar e pode acometer o nervo ciático ou não. O nervo ciático é um nervo começa na coluna lombar e só termina no dedão do pé. Caso tenha alguma compressão na sua origem (coluna – ex. hérnia de disco) ou no seu trajeto (em algumas pessoas ele passa por dentro do músculo piriforme, comprimindo esse nervo) pode gerar a dor no nervo ciático.

Porém em muitos pacientes, pode ser confundida um problema do nervo ciático com um ponto gatilho muscular (uma pequena porção do músculo contrai e não relaxa e quando esse músculo é contraído gera uma dor irradiada similar a do nervo ciático) – como na foto a parte vermelha mostra a região que dói.

Saber identificar se a dor é por causa de um músculo ou da coluna ou do próprio nervo ciático é extremamente importante pois só sabendo o que está gerando a dor vai dar para tratar corretamente. Portanto o auto-tratamento sem orientação de um fisioterapeuta ou médico é complicado e pode agravar os sintomas por tomar medicação errada tendo os efeitos colaterais ou realizando algum exercício de alongamento machucando o corpo gerando mais dor. O importante nessa fase é buscar orientação de um médico e/ou fisioterapeuta para identificar o que está gerando a sua dor. Realizar o tratamento correto para o seu quadro.

A fisioterapia aliada com a osteopatia traz resultados rápidos e alivio logo nas primeiras sessões. Procure um fisioterapeuta ou osteopata para auxiliar no seu tratamento